Postagem em Destaque

Amor com jeito de piaba


Zé Caballero e El Barramalho: um duelo de dúvidas e certezas musicais que confundem a cabeça de todo mundo

Editora [28/09/2003]
“Na madrugada a vitrola rolando um blues, trocando de biquíni sem parar...”
Ops! Peraí. Tem alguma coisa errada nessa letra, não? O correto seria: “Na madrugada a vitrola rolando um blues tocando B. B. King sem parar”.
E eis aqui um dos mais famosos virunduns da história.
Virundum são esses erros clássicos, que todo mundo comete jurando que está cantando certíssimo! O termo veio do hino nacional brasileiro: "Virundum Ipiranga às margens plácidas". Vale dizer que o correto é: “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”.
Os casos são infinitos, e estendem-se a nomes de cantores, como por exemplo os mexicanos Zé Caballero e El Barramalho. Na versão brasileira, seriam Zeca Baleiro e Elba Ramalho.
Ninguém escapa dos deslizes. Músicas em português, inglês, espanhol, não importa a língua. Sempre alguém entende alguma coisa que não tem nada a ver com a letra e canta a plenos pulmões.
O repórter Julio Maria, do Jornal da Tarde de São Paulo destaca outro clássico dos virunduns, o Minau. “Houve uma época em que o mundo só falava do Minau. O cara era poderoso. Phil Collins, que parecia tão machão, fez uma música apaixonada para ele que dizia "teicaluque Minau". O Duran Duran lhe dedicou versos tristes nos anos 80 cantando "don seivaprê for Minau". E a dupla Gerry Goffin e Michael Masse ficou milionária ao criar uma canção melancólica e muito regravada até hoje que diz, pausadamente, "rou Minau, tóti Minau, ai don uana live uidautiu". O Minau era o "me now" em inglês”, diz.
No ar desde março, o site www.virunduns.blogger.com.br coleta pérolas de todos os tipos. Já o www.kissthisguy.com traz músicas erradas em inglês.
Aqui vão algumas escolhidas dos sites e de amigos:
Gringos

Elthon John, “Nikita”
Eu adoro o Elton John, principalmente aquela música “bonequita”.
"Bonequita, you will never know..."
“Oh Nikita you will never know”.

Technotronic, “Pump up the Jam”.
“make my day, make my day, make day”
“Eight nine ten, eight nine ten, eight nine ten”
Eu só sabia contar até dez.

“Aah, Aah Rondelli is great / There's a poney on the floor now /Baby my way” Rondelli é bom, mas poney no chão?
Blur, "Song 2" "Uuhuu, era vida bem melhor/ Uhuuu era a vida, era melhor"
"Woo-hoo, When I fell heavy metal/ Woo-hoo, And I'm pins and I'm needles".
A banda que toca essa música é brasileira? Porque eles cantam o refrão em português?
A-ha, "Take on me" "I´ll be gone tiritititiiiiiiiii"
"I'll be gone in a day or two".
Sade, "Smooth Operator"
"Suba Poeira"“Smooth operator”
Nacionais
Flávio Venturini e Márcio Borges, “Linda Juventude”
“que beleza de besouro / que está fabricando mel”
“Zabelê, zumbi, besouro / vespa fabricando mel”
Titãs, “Homem Primata”
"Homem que mata/capitalismo selvagem"
“Homem primata, capitalismo selvagem” Que violência, não?
Gilberto Gil, “Louvação”
“Vou fazer a lavação, lavação, lavação, do que deve ser lavado, ser lavado, ser lavado”
"Vou fazer a louvação, louvação, louvação, do que deve ser louvado, ser louvado, ser louvado"
Melô da lavadeira, é?

Kid Abelha, “Pintura Íntima
"fazer amor de madrugada / em cima da cama debaixo da escada"
"fazer amor de madrugada / amor com jeito de piaba”
"fazer amor de madrugada / amor com jeito de virada”
Chitãozinho e Xororó, “Brincar de ser feliz”
"Como é que eu posso vomitar batata se eu comi repolho"
“Como é que eu posso me livrar das garras desse amor gostoso”
Secos e Molhados, “Flores Astrais”
"O verbo passeia, na lua cheia"
“O verme passeia na lua cheia”
Vanessa Rangel, "Palpite"
"e aí, o amor pode acontecer / de novo pra você, alpiste"
"E aí o amor pode acontecer / de novo pra você, palpite"
Djavan, “Oceano”
“Amarelo deserto seus tremores”
“Amar é um deserto e seus temores”
Djavan, “Açaí”
"Ao sair, do avião, luz de besouro em vão"
"Ao sair do avião / rum de tesouro / uma irmã /grande é a fez da manhã"
"Açaí, guardiã, / zum de besouro / um imã / branca é a tez da manhã"
Kid Abelha, “Lágrimas e chuva”
“Eu tou plantando meus problemas”
“Eu dou plantão dos meus problemas”
Roupa Nova, “Whisky a Go-Go”
"Eu te perguntava/ e o holandês" ou "Eu te abraçava/ mil e uma vez"
"Eu perguntava: do you wanna dance/ Eu te abraçava/ do you wanna dance"
Cazuza, “Exagerado”
"O Zé Geraldo, jogado aos teus pés, eu sou mesmo Zé Geraldo"
“Exagerado, jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado”
Tim Maia, “Descobridor dos sete mares”
“Scooby-doo dos sete mares na verdade eu sou assim”
“Descobridor dos sete mares na verdade eu sou assim”
Imaginem o Scooby-doo, todo covarde, vestido de pirata!
Zé Ramalho, “Admirável Gado Novo”
"Eh, eh, oh briga de galo"
"Eh, eh, oh vida de gado"
Confundindo os bichos...
Toquinho, “Aquarela”
"De uma Amélia Caolha eu consigo passar num segundo”
“De uma América a outra eu consigo passar num segundo”
Elis Regina, “Como nossos pais”
"tá em casa, guardado por Deus, contando seus dedais"
"tá em casa, guardado por Deus, tocando vil metal"
“Mas é você que é mal passado e que não vê”
“Mas é você que ama o passado e que não vê”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cena do museu em “Curtindo a Vida Adoidado”

Joyful, Joyful do filme Mudança de Hábito 2, quem compôs?

Sonho de Ícaro - entenda